terça-feira, 29 de abril de 2014


Linguagens Orientada a objetos 

A primeira linguagem com os conceitos de orientação a objetos foi a linguagem Simula.  Iniciado em 1962 na Noruega, por Olé-Johan Dahl e Kristen Nygaard, e curiosamente muito antes dos métodos estruturados.
Baseado na linguagem  Algol 60 seu desenvolvimento teve três fases:  Simula 0  (1962-1963), Simula 1 (1963-1965) e Simula 67  (1966-1967). Com esse projeto surgiram os primeiros conceitos de classes, com seus atributos e métodos, encapsulamento e herança.
Simula 67
Influenciou a primeira e totalmente orientada a objetos que viria a seguir, a SmallTalk, solidificou para  a comunidade os conceitos de classe, objeto, atributo, método, encapsulamento, hierarquia, herança e mensagens. Continua sendo usado comercialmente por vários fornecedores, com nomes complementares distintos.
Podemos classificar as linguagens orientadas a objeto como hibridas e puras.
Uma linguagem hibrida é criada a partir da ampliação de uma linguagem procedural, de origem na analise estruturada, permitindo a implementação da orientação a objetos. Ou seja, a linguagem mantem a programação estruturada e acrescentada a orientada a objetos.
A linguagem  pura só permite implementação baseada na programação orientada a objetos. As únicas linguagens puras, atualmente no mercado, são: SmallTalk e Eiffel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário