Análise Estruturada
A análise estruturada é uma atividade de construção de modelos. Utiliza uma notação que é particular ao método de análise estruturada para com a finalidade de retratar o fluxo e o conteúdo das informações utilizadas pelo sistema, dividir o sistema em partições funcionais e comportamentais e descrever a essência daquilo que será construído.
A análise estruturada é muito difícil de ser modelada e, rastrear e gerenciar mudanças manualmente. Por essas e outras razões, as ferramentas DFD tornaram-se uma abordagem preferida. Para uma pré-elaboração de um projeto de desenvolvimento de software.A análise estruturada também contém gráficos que possibilita o analista criar modelos defluxo de informação, com uma heurística para o uso dos símbolos, juntamente com um dicionário de dados, e narrativas de processamentos como o complemento aos modelos defluxo de informação. Um modelo de fluxo pode ser criado para qualquer sistema baseado em computador, independentemente do tamanho e complexidade.
O dicionário de dados é uma listagem organizada de todos os elementos de dados que são pertinentes ao sistema, com definições precisas e rigorosas, de forma que tanto o usuário como os analistas de sistemas tenham uma compreensão comum das tarefas, das saídas, dos componentes dos depósitos e[até mesmo] dos cálculos intermediários. Atualmente, isto é inserido quase sempre como parte de uma ferramenta de projeto e análise estruturada
Orientada a Objetos
A programação orientada a objeto é diferente da programação estruturada. Na programação orientada a objeto, funções e dados estão juntos, formando o objeto. Essa abordagem cria uma nova forma de analisar, projetar e desenvolver programas, é uma forma mais abstrata, e genérica, que permite um maior reaproveitamento dos códigos, e facilita a sua manutenção. Observe que a modelagem orientada a objeto, não é somente uma nova forma de programar, mas uma nova forma de pensar um problema, de forma abstrata, utilizando conceitos do mundo real e não conceitos computacionais. Na programação orientada a objeto o conceito de objeto deve acompanhar todo o ciclo de desenvolvimento do software. A POO também inclui uma nova notação e exige do analista/programador o conhecimento dessa notação (diagramas de classe, diagramas de interação, diagramas de sequência, etc.). Atualmente existem centenas de bibliotecas, cuidadosamente desenhadas, para dar suporte aos programadores menos sofisticados. Desta forma os programadores podem montar seus programas unindo as bibliotecas externas com alguns objetos que criaram, ou seja, poderão montar suas aplicações rapidamente, contando com módulos pré-fabricados. O usuário final verá todos os ícones e janelas da tela como objetos e associará a manipulação desses objetos visuais à manipulação dos objetos reais que eles representam. Enxerga o mundo como objetos com estrutura de dados e comportamentos O objetivo é desenvolver uma série de modelos de análise, satisfazendo um conjunto de requisitos definidos pelo cliente O problema não está em aprender como programar em uma linguagem OO, mas sim em aprender a explorar as vantagens que as linguagens OO oferecem. Portanto, para o sucesso de um projeto OO é necessário seguir boas práticas de engenharia discutidas na literatura e pesquisando padrões já consolidados e aprovados.
Diferenças (AOO x Estruturada)
A AOO é um paradigma que pode ser aplicado a qualquer
problema proposto em sistemas. Desde definição de pequenos problemas a
problemas de grande complexidade. Orientada a objetos tem se mostrado mais
adequada, comparativamente às demais, para ser empregada no desenvolvimento de
sistemas de software complexos e de grande porte. Neste sentido, a orientada a
objetos (AOO) tem papel fundamental.
A programação
orientada a objetos foi desenvolvida devido às limitações da estruturada, ou
encontradas nas abordagens anteriores de programação. Isto é, cada declaração
na linguagem informa que o computador deve realizar alguma tarefa como, por
exemplo, ler um dado de entrada, adicionar uma constante, dividir por algum
número e exibir o resultado.
Apesar de das inúmeras vantagens, a AOO tem também algumas
desvantagens, que incluem: Apropriação, Fragilidade Linearidade de desenvolvimento.
A apropriação é apresentada tanto como uma vantagem como uma desvantagem,
porque a AOO nem sempre soluciona os problemas elegantemente. Enquanto que a
mente humana parece classificar objetos em categorias (classes) e agrupar essas
classes em relacionamentos de herança, o que ela realmente faz não é tão
simples. Em vez disso, objetos com características mais ou menos similares, e
não precisamente definidas, são reunidos em uma classificação.
A AOO requer definições precisas de classes; definições
flexíveis e imprecisas não são suportadas. Na mente humana, essas
classificações podem mudar com o tempo. Os critérios para classificar objetos
podem mudar significativamente. A apropriação utilizada na aoo torna-a muito
rígida para trabalhar com situações dinâmicas e imprecisas. Além disso, algumas
vezes não é possível decompor problemas do mundo real em uma hierarquia de
classes. Negócios e pessoas têm frequentemente regras de operações sobre
objetos que desafiam uma hierarquia limpa e uma decomposição orientada a
objetos.
O paradigma de objetos não trata bem de problemas que
requerem limites nebulosos e regras dinâmicas para a classificação de objetos.
Isto leva ao próximo problema com AOO: fragilidade. Desde que uma hierarquia
orientada a objetos requer definições precisas, se os relacionamentos
fundamentais entre as classes chave mudam, o projeto original orientada a
objetos é perdido.
Torna-se necessário reanalisar os relacionamentos entre os
objetos principais e reprojetar uma nova hierarquia de classes.
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