Encapsulamento, Polimorfismo e Herança? Mas o que é isso?
Encapsulamento
Em linguagens orientadas à objetos, é possível encapsular o estado de um objeto. Sendo uma forma de restringir o acesso ao comportamento interno de um objeto. Um objeto que precise da colaboração de outro objeto para realizar alguma tarefa simplesmente envia uma mensagem a este ultimo. O método utilizado pelo objeto requisitado para realizar a tarefa não é conhecido pelos objetos requisitantes.
Dentro deste conceito visualizamos o objeto como uma " caixa preta". Quem descreve o comportamento de um objeto é a sua classe. Um objeto possui uma interface. É o que ele conhece e o que ele sabe fazer, sem descrever como o objeto conhece o que faz.
Polimorfismo
O polimorfismo indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface. Um bom exemplo para explicar este conceito seria o controle remoto. Embora ele seja normalmente fabricado para um tipo de aparelho, existem os considerados universais, sendo que, mesmo com um controle remoto de outro fabricante é possível acionar o aparelho de outro fornecedor. Este é um exemplo de aplicação do principio do polimorfismo. Note também que a abstração é aplicada aqui: um objeto pode enviar a mesma mensagem para objetos semelhantes, mas implementam sua interface de formas distintas.
Herança
A herança é uma forma de abstração utilizada na orientação de objetos. As características e o comportamento comuns a um conjunto de objetos podem ser abstraídos em uma classe. A herança pode ser vista como um nível de abstração acima da encontrada entre classe e objetos. Na herança, classes semelhantes são agrupadas em hierarquias, cada nível de uma hierarquia pode ser visto como nível de abstração. Sendo que cada classe em um nível da hierarquia herda as características das classes nos níveis acima. Este mecanismo facilita o compartilhamento entre um conjunto de classes semelhantes. Além disso as diferenças ou variações de uma classe em particular podem ser organizadas de uma forma mais clara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário